Mídia de A a Z, o livro.

Confesso que não li o livro inteiro. Na verdade, li poucas páginas. Talvez quase nenhuma, mas isso não importa. Até porque se for considerar que não tenho lido nem mesmo a revistinha do Cebolinha, da Turma da Mônica, né? Algumas páginas de Mídia de A a Z é quase a Bíblia.
Enfim, o título do livro é bastante explicativo, não é mesmo? Mas eu, como boa colega e ótima repassadora de assuntos praticamente científicos para leigos, vou explicar melhor:
Mídia de A a Z trata de todos os conceitos, critérios e fórmulas, aspectos, termos, temas, visões, paradigmas, questões, assuntos relacionados a mídia. Todos mesmos. Porque, né? O alfabeto, por exemplo, começa no A e termina no Z, mesmo depois da Reforma Ortográfica. Ou seja.. tem tudo ali.
Pois bem, o livro é bastante atual. O que eu tenho em mãos é a 2ª edição atualizada, ampliada e revisada com novos termos e CENTO E QUATRO páginas a mais. O que significa que, comumente, novos conceitos, critérios, fórmulas, aspectos, termos, temas, visões, paradigmas, questões e assuntos são atualizados, criados e colocados na própria mídia e, também, por consequência, no Mídia de A a Z (quase a Reforma Ortografica do livro, pessoas!)
Agora falando a sério, o livro é mais sobre esses aspectos do planejamento de mídia adotado no Brasil, o que é muito melhor pra nós. Porque é uma grande chatice quando queremos nos aprofundar num assunto e não existe material escrito em Português. (Parabéns se você é um ser bilingue).


Organizado em ordem alfabética, o livro ainda tem a Tem (Tabela de expressões de Mídia), que, penso, deve ser útil (caso contrário não existiria). Mas pra mim, por enquanto, está na categoria Divertido. Enfim, no TEM ali em cima (Depois d’Os outros) tem mais alguma coisa e um link pra tabela. Vale o clique!
Enfim, este livro é, a meu ver, meio que indispensável pra quem quer realmente se aprofundar em mídia e conhecer todos os novos conceitos, critérios, fórmulas, aspectos, termos, temas, visões, paradigmas, questões e assuntos midiáticos. Ou pra quem ministra aulas de Planejamento de mídia e considera que criar um blog sobre o livro vai fazer com que os alunos aprendam, enfim, alguma coisa.
Pois bem, Mídia de A a Z é o alfabeto da mídia, ou seja, o primeiro passo pra quem quer escrever, as coordenadas pra quem quer passear, o playground pra quem quer brincar, as ferramentas pra quem quer ser mecânico, o campo pra quem quer ser jogador de futebol ou lavrador. É isso!


Números de Mídia de A a Z
53 termos
85 gráficos
2ª edição
332 páginas
2 leitores- TOBRINCANDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário