Sobre

Este blog é escrito por Laura Silva Reis como requisito parcial de avaliação na disciplina Planejamento de Mídia,  do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, do UNIPAM, sob a orientação do professor Marlon Wender.

Porém, não se acostume com este estilo de escrita, pois ele, com certeza, será pouco utilizado.

Agora, saiba um pouco mais sobre tudo:


O CURSO

      Pois bem, no curso de Publicidade e Propaganda há, além das divisões por agências, afinidades e as imaginárias, também as divisões de setores que, resumidamente são: Atendimento, Planejamento, Criação, Mídia e Produção.
      A área pela qual sinto mais interesse é a de Criação. Agora você me pergunta: por quê?
      Porque, normalmente, quem trabalha com Atendimento é uma pessoa atenta, comunicativa, que fala bem; a pessoa que trabalha com Planejamento costuma ser organizada e ter uma visão mundial das coisas e, quem trabalha com Mídia, pensa nos outros e curte fazer cálculos.
      Eu sou calada, bagunceira, egoísta e nem um pouco calculista, ou seja.
      Então você me pergunta: pra que você faz esse curso? E eu respondo: a única coisa que faço mais ou menos na vida é escrever [digitar, dar palpite e consertar também]. Ou seja, me encaixo na área de Redação, que é uma das subdivisões da Criação.
      Mas e quem trabalha com Redação, faz o quê? Escreve redações?
      Quem trabalha com redação, além de revisar as coisas escritas pelos coleguinhas, escreve roteiros (as historinhas por trás daquelas propagandas na televisão, por exemplo), cria slogans, títulos, subtítulos, nomes e mais uma infinidade de coisas que estão direta ou indiretamente [?] ligadas às palavras. 
      É claro que existe aquele lado mais sentimental que é o fato de que, desde criancinha, eu sempre assisto todas as propagandas, sempre pedia silêncio na hora do intervalo. Enfim.



A DISCIPLINA

      A disciplina para a qual este blog foi proposto é a de Planejamento de Mídia que, pra quem ainda não sabe é, junto de Economia, o curioso quase arrependimento de grande parte de quem faz Publicidade. Sim, estou sendo sincera.
      Publicidade é uma coisa que, a principio, lembra criatividade, ideias geniais e inovadores e fim. Porém, a partir do momento que você conhece Mídia, percebe que a ilusão de não esbarrar em mais números durante seus estudos é, realmente, uma grandessíssima ilusão.
      Assim como Criação, Atendimento, História da Arte e Redação (dentre outras, juro!) são matérias que você até assiste na sexta-feira à noite; Planejamento de mídia é algo que você só não para de estudar, porque sabe que vai ter dependência se fizer isso.
      Atenção: calculadora é essencial nessa aula (DELÍCIA!)

      Independente de a matéria ser Planejamento de mídia, existe uma pequena liberdade em escrever também sobre assuntos relacionados as outras disciplinas do Curso e isso, talvez, seja aproveitado por aqui.
      Mas.. para começar pelo começo, segue uma sucinta explicação sobre Planejamento de Mídia.
      Mídia é, em poucas palavras, mostrar ao público uma propaganda, utilizando uma verba.
      E o Planejamento de mídia é procurar a melhor maneira de veicular essa propaganda para o público específico fazendo o melhor uso da grana disponivel, sacou?
(Eu poderia encerrar este blog por aqui, mas não vou fazer isso)



A INSPIRAÇÃO

      Assim como a própria sugestão de tocar um blog que fale a respeito da matéria veio a partir da ideia de outro professor que, semestre passado, decidiu que deveríamos escrever um livro nos seis primeiros meses do ano (dois gênios desperdiçados, eu diria), resolvi utilizar um tom bastante parecido com meu livro neste blog.
      Pra quem ainda não sabe, meu livro se chama "Como escrever um livro em um semestre" e (pode ser lido e baixado clicando AQUI) foi o trabalho mais metalinguístico que eu já fiz, considerando que, no decorrer da leitura, você pode se deliciar com relatos da experiência pela qual eu e meus colegas passamos e também conta com várias dicas para aproveitar melhor o seu tempo e outras para aproveitar melhor as páginas e, no fim das contas, ter um trabalho perfeito.
      Devo assumir aqui, também, que sou um pouco hiperbólica. Obrigada.


O NOME

      Assim como citei minha paixão por Economia e Planejamento de Mídia, também adoro muito Política e Empreendedorismo.
      Ou seja: tenho todas as qualidades para uma boa Marketeira.

      Se você ainda não entendeu, estou sendo irônica, ok? Explicar ironia é igual explicar piada. Não tem graça. Mas expliquei só pra garantir né? Vai que..