Um Plano de mídia serve como argumento, por meio de intenções e fatos, vamos assim dizer. A partir dele é que o cliente que procurou a empresa consegue quase visualizar os resultados da proposta.
Existe um conteúdo básico do que deve existir neste Plano de mídia e, mesmo cada caso sendo um caso, é sempre bom ter alguma referência e aqui vai aquele norte que você tanto precisava¹ (ou não):
INFORMAÇÕES BÁSICAS (Ou Brienfing)
Sabe o Briefing²? Então, as informações que você consegue com ele, relacionadas a mídia, são a grande maioria nessa parte do Plano. Claro que podem aparecer de outra forma, por observações, leituras, sonhos, intuições, essas coisas né?
Basicamente as informações necessárias são sobre o produto/empresa/serviço, o mercado, a concorrência, o público (target), os objetivos de marketing e de comunicação, além é claro, da bufunfa (verba), período e comunicação.
OBJETIVOS (Ou Estratégias)
Nesse momento é que se decide exatamente onde será investido aquilo que o cliente custou a te dar. O dinheiro, claro.
Divididos em dois tipos, os objetivos são de:
Comunicação: relacionado as peças criativas e seus conteúdos. Tem intenção de justificar em quais veículos e horários, por exemplo, a campanha/anúncio/etc será veiculado.
Mídia: relacionado a (tudo:) target (público-alvo), definição de frequência e cobertura, funções dos comunicação. É como se estes fossem os meios para atingir os objetivos de Marketing (fim).
RECOMENDAÇÕES (Ou Táticas)
O interessante dessa parte é que ela é tipo as desculpas que você vai pedir ou as justificativas que você vai dar pra qualquer questionamento.
Aqui tem informações sobre como estão sendo usadas as verbas, o porquê da escolha de tal setor, veículo de comunicação, peça, o formato, a quantidade de inserções e várias inúmeras infinitas outras coisas.
¹ devia ter feito esse post antes da prova, porque né...
² Briefing é o aparato usado pelo Atendimento da agência para colher todas as informações, seja ela técnica ou pessoal da marca/empresa/produto que será foco de trabalho.
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